Higiene e Segurança no Trabalho


A Segurança e Higiene no Trabalho, regulamentada pela Lei 102/2009 de 10 de Setembro tem por objectivo a prevenção de riscos nos locais de trabalho, através de identificação e controlo de agentes físicos, químicos e biológicos que incidem sobre o ambiente de trabalho. A gestão da prevenção contempla a identificação dos riscos que podem causar acidentes, das doenças e das condições inadequadas no trabalho, bem como as medidas de prevenção e protecção. Neste sentido, desenvolvo um conjunto de actividades que visam corrigir as condições inadequadas e introduzir melhorias contínuas de acordo com as seguintes competências:




Peça proposta aqui

  • Planos de Segurança e Saúde

  • Auditorias periódicas às instalações / Auditorias de segurança;
  • Estudo das condições de trabalho;
  • Avaliação, medição e controlo dos factores de risco: químicos, físicos e biológicos;
  • Análise e Avaliação de Risco;
  • Estudo da Sinistralidade Laboral
  • Planos de Segurança e Saúde (PSS);
  • Informação e formação
  • Preenchimento e envio do Anexo D do Relatório Único (Relativo às actividades de SHST);
  • Preenchimento do modelo e notificação da modalidade adoptada na organização dos serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho ao ACT (Mod. 1360) 
  • Planos de Sinalização de Segurança;
  • Elaboração e implementação das Medidas de Autoprotecção segundo DL. 220/2008 (Plano de Segurança Interno);

Estudos:
  • Ergonómico dos postos de trabalho
  • Níveis de iluminância
  • Exposição dos trabalhadores ao ruído
  • Exposição dos trabalhadores a poeiras
  • Exposição dos trabalhadores a agentes químicos
  • Stress térmico, Ambiente térmico