NP 4413:2006 - Segurança contra incêndios e Manutenção de extintores


Os extintores são equipamentos de primeira intervenção na extinção de fogos, muito valiosos nos primeiros estágios do fogo dado o seu fácil manuseamento e imediata disponibilidade para serem utilizados por uma única pessoa.
Contudo, a sua eficácia depende em grande medida de uma manutenção adequada, da sua correcta utilização, do tipo, da capacidade, do número de equipamentos necessários em função dos riscos, e da sua sinalização e instalação adequadas.
Todos estes factores são previstos na NP 4413:2006, a norma portuguesa para a Certificação do Serviço no âmbito da Segurança contra Incêndios e da Manutenção de Extintores.

NP 4413:2006 visa o estabelecimento de regras, requisitos gerais e específicos no âmbito da Segurança contra Incêndios e para a Certificação do Serviço de Manutenção de Extintores, sendo aplicável a todas as empresas prestadoras destes serviços. Esta norma inclui, igualmente, os princípios que regulam as condições contratuais do serviço de manutenção de extintores no enquadramento legal respectivo.
Ao descrever claramente os serviços que o cliente percepciona e que lhe são mais significativos, a NP 4413:2006permite à empresa a criação de laços estreitos, assegurando uma relação de confiança duradoura e plena concretização das exigências do cliente.
implementação de um Sistema de Gestão segundo a NP 4413:2006 permitirá :
  • Melhorar o desempenho da organização aos vários níveis;incendio
  • Preparar a Empresa para um crescimento sustentado a médio e longo prazo;
  • Aumentar a credibilidade da empresa perante os clientes e a Sociedade em geral;
  • Definir e implementar processos e procedimentos conformes com o referencial assumido;
  • Reforçar as competências e qualificação dos colaboradores na execução e gestão da sua actividade;
  • Obter a certificação da Qualidade, segundo o respectivo referencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário